NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na manhã deste domingo, 30 de julho de 2023, aos 75 anos de idade, o ex-conselheiro do TCE/PR, Sr Artagão de Mattos Leão.

Nascido em Inácio Martins no dia 27 de outubro de 1947, Artagão de Mattos Leão, filho do primeiro prefeito eleito no município, Aragão de Mattos Leão e pai do Deputado Estadual Artagão de Mattos Leão Junior, representante do município de Inácio Martins na Assembléia Legislativa do Paraná.

Em 1966 entrou para a UFPR, no curso de Bacharel em Direito e desde logo participou na política estudantil, sendo um dos responsáveis pela fundação de um Partido de Oposição no Centro Acadêmico Hugo Simas. Após a sua saída da Universidade Federal, rumou a Guarapuava, onde iniciou sua carreira na Advocacia.

Pessoa determinada e talhada para a política, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Interior e Justiça, tendo participado intensamente na Campanha Senatorial de seu tio, João de Mattos Leão, em 1969.

Foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembléia Estadual, período em que foi o autor das Leis que criaram os municípios de Candói, Entre Rios, Godoy Moreira, Nova Laranjeiras, Nova Tebas, Palmeirinha, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria d’Oeste e Virmond.

Em 10 de abril de 1991, foi nomeado para exercer a Presidência do TCE-PR por dois períodos, sendo de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Foi vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012; e corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e no ano de 1995.

Nos períodos em que comandou o TCE-PR, a Corte obteve importantes conquistas estruturais e avanços no controle externo do gasto público.

Em 2014, a Câmara Municipal lhe concedeu, através da Lei Municipal nº 725/2014,  o Título de Cidadão Honorário de Inácio Martins.

Neste momento de luto, o Presidente da casa, Vereador Marino Kutianski,  em nome dos demais Vereadores, dos funcionários do Legislativo e da população martinense, registra suas mais sinceras condolências e solidariedade a seus familiares e amigos, reiterando o voto de pesar pela grande perda.

Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o sepultamento.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.”

30/07/2023